domingo, 14 de agosto de 2011

Proletário X Burguês

Na música, "O Jumento", que trata de exploração, consciência e luta de classe, o autor diz que o jumento não é "o grande malandro", ou seja, não é esperto, não percebe que está sendo explorado.

No caso, o jumento representa o trabalhador, e seu dono, o burguês. Na música, o autor diz também que o jumento "trabalha de graça", pois o que ele ganha não é compatível com o que ele produz.

Quando o autor diz que ele "não agrada ninguém", é por que o burguês sempre está insatisfeito com o trabalhador. Quando ele fala "nem nome não tem" é porque o trabalhador é tratado como um número, só um entre os outros, não é nada de mais para o burguês, fácil de ser substituído. Ele diz também que o jumento "é manso e não faz pirraça", quer dizer que o trabalhador é pacífico, aceita ser explorado sem fazer pirraça, ou seja, sem fazer greve.

Por fim, o som do jumento fazendo "Hi-Ho", parece ser o trabalhador, dizendo "sim, senhor!" para o que o burguês quer que ele carregue, que são os diferentes tipos de alimentos citados.

Um comentário: