quarta-feira, 18 de abril de 2012

Força x Necessidade

  Para Rousseu a força =  física ou  ser autosufciente ou seja ter capacidade de solucionar seus problemas sozinho.

   Rousseu vai dizer que se a força do homem for MENOR do que a necessidade, esse homem vai morrer, pois ele vai precisar da força para suprir as sua necessidades básicas como comer, se proteger etc... Podemos utilizar como exemplo um bebê, pois a força dele é menor do que suas necessidades, portanto se um bebê for abandonado e não tiver ninguém para cuidar dele, ele irá morrer pois não term força suficiente para solucionar seus problemas sozinho.
  Já quando a força é IGUAL  à  necessidade Rousseu vai dizer que este é um homem feliz , e que este é o homem natural pois suas forças se igualam com as suas necessidades portanto ele vai viver do básico e ser feliz com aquilo.
   Mas, quando a força é MAIOR do que as necessidades Rousseu diz que ao invés de aquele homem ser feliz ele irá se tornar uma pessoa infeliz, pois sua força sendo maior do que as suas necessidades, após ele já ter suprido as suas necessidades básicas ele vai criando outras coisa que ele julgará que são necessárias e nem sempre ele será capaz de alcançá-las. Isso acontece quando o homem consegue dominar o fogo  e é ai que ele desenvolve a razão quando isso acontece, o homem vai começar a questionar a tudo e a todos e assim vai criando como já foi dito novas necessidades e assim as necessidades vão se tornando maiores do que a força mas na verdade ele vai pensar que são necessidades mas não são, pois se realmente fosse ele morreria. Um exemplo mais simples disto , é quando uma pessoa nos dias de hoje vai ao shopping e quando vai embora sai triste porque não conseguiu comprar por exemplo uma roupa nova, pois aquela pessoa vai achar que era necessário ter uma roupa nova quando na realidade não era, ou seja a "necessidade" é maior do que a sua força, mas ela não morre pois não era realmente uma necessidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário