quarta-feira, 7 de março de 2012

ARIANNA MENEGUEL MCGILL 8ºA

                                       THOMAS HOBBES - NATUREZA HUMANA

Tudo que o homem usa é cultura. Cultura é o oposto de natureza, por exemplo, se locomover é natural mas, do jeito que você anda é cultural.

A fé é um sentimento religioso, não é racional. Você acredita em vez de saber. Acreditar = é uma crença, é creer.

Estado de natureza
  •  Expeculação filosofica
  • Método Científico Filosófico
  • Conceito de "estado de natureza"
Thomas Hobbes é a favor do absolutismo. Porém com a expeculação (hipótese inicial, levantamento de hipóteses) o Hobbes vai procurar a natureza humana. Como é que o primeiro ser viveu? O que é o humano? Ele vai descobrir o "estado de natureza" (um humano que não tem cultura, não vive com a sociedade).

Então vai ter o CONTRATO SOCIAL: Eu abro mão da minha violência para podermos viver com segurança e não morrer. Isso vai beneficiar os dois, então é um EGOCENTRISMO, pois o humano vai querer se relacionar com as pessoas para poder se beneficiar, por uma necessidade. O outro pode lhe ajudar capturando animais, montando coisas e outros benefícios. Então o EGOCENTRISMO  vai ser a natureza humana.

Hoje em dia ainda é usado esse conceito, pois quem não respeitar este conceito (em relação há violência) é preso. Ou seja, "em sociedade, abrimos mão da nossa liberdade para sermos livres". Então abrimos mão da nossa natureza violenta para não perdemos a nossa liberdade (para não ser preso).

Nenhum comentário:

Postar um comentário