sábado, 26 de março de 2011

Teoria Política de Rousseau

Para Rousseau, quando nascemos temos apenas o amor-de-si, que é o amor pelo instinto de auto conservação. Mas com a descoberta do fogo, o homem consegue deixar cada vez mais seu tempo livre, conseguindo ter mais energia do que o necessário e por isso, ele vira racional, e sendo racional, é superior as outras espécies.
Cada vez mais, as pessoas querem ser superiores as outras, e isso faz elas criarem o amor-próprio que é o amor em relação ao outro criando a inveja, o preconceito e o orgulho.
Qaundo surgem as primeiras familias, elas desenvolvem a razão, surgindo as propriedades, e nem todos podiam ter propriedades, então tinha a desigualdade. Para não haver problemas, criam as leis, mas com as leis, criam-se os poderosos e os fracos, então cada vez mais que a razão se desenvolve, mais longe do estado natural o homem fica.
Conclusão de Rousseau é: a sociedade e a razão é que fazem o homem ficar mal.
 Então ele pensa em como "consertar" o homem (cria a teoria do Contrato social), mas tem que ter um começo, e não sabe por onde começar, porque se começar pelo homem ele vai se corromper ao entrar na sociedade, e se começar pela sociedade, não terá um individuo bom para mudar todos.

Lívia Leal Michilin 8ºA

Nenhum comentário:

Postar um comentário