quarta-feira, 25 de abril de 2012

RELAÇÕES ENTRE FORÇA E NECESSIDADE THOMAS HOBBES E ROUSSEAU

RELAÇÕES ENTRE FORÇA E NECESSIDADE THOMAS HOBBES E ROUSSEAU


* VIOLENTO E MAU POR NATUREZA A PARTIR DISTO,DÊ DUAS CARACTERÍSTICAIS DESTE HOMEM NATURAL APESENTADO POR HOBBES.

* NECESSIDADE DE ALIMENTAÇÃO E PROTEÇÃO,A PARTIR DESTA NECESSIDADE DE BUSCA VIVER EM SOCIEDADE O QUE FEZ O HOMEMBUSCAR VIVER EM SOCIEDADE PARA THOMAS HOBBES.

* NÃO,DEVEMOS NOS RESPEITAR AS PESSOAS E SUAS OPINIÕES,NÃO DEVEMOS USAR A VIOLÊNCIA QUANDO CONVIVEMOS COM OS OUTROS PODEMOS SER VIOLENTOS.

*  O HOMEM,RESPEITA AS PESSOAS,RESPEITAMOS LEIS E REGRAS PARA PODER VIVER EM PAZ E EM SOCIEDADE DESCREVENDO COMO É A VIDA DO HOMEM QUANDO VIVE COM  OUTROS SERES HUMANOS.

* PARA A SOCIEDADE,ELE DESENVOLVE A TEORIA DO CONTRATO SOCIAL,BUSCANDO UMA FORMA DE CONCILIAR A LIBERDADE NATURAL DO HOMEM NA VIDA COM OS SEUS SEMELHANTES DE FORMA QUE ELE NÃO SE CRROMPA.

* ISOLAMENTO.TERÍAMOS QUE COMEÇAR PELA SOCIEDADE,COMO A DO CONTRTATO SOCIAL.

BRUNA MARQUES SILVA 8 ANO A

rogério c.dias 8°B

ROUSSEAU
para rousseau o homem nasce bom por natureza ,e nasce bom e livre mas a sociedade o corrompe.''o homem nasce livre mas a todo canto se encontra em ferros''
o homem rousseauniano tem amor de si (amor próprio) que é a preferencia exagerada de si mesmo.

Isabella Sanchez- 8°C

Parra Rousseau:

  • Força < necessidade = morte
Quando a força é menor do que a necessidade, o ser humano morre.

  • Força = necessidade = homem natural/ feliz
Quando a força é igual a necessidade, Rousseau diz que o homem é feliz, e está em seu estado natural.

  • Força > necessidade = razão
Quando a força é maior que a necessidade, o homem desenvolve a razão, e começa à pensar em outras coisas. Para Rousseau, isso acontece quando o homem domina o fogo.
Sendo assim, quando o homem desenvolve a razão, ele começa à criar necessidades, que não são necessárias, e assim, o homem vendo todas as "necessidades" e não conseguindo realizá-las, o homem torna-se infeliz.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Rousseau- Júlia Castilho 8º A

Para Rousseau o homem (natural) nasce bem e até um ponto da vida dele ele fica "do bem" e ele só fica mal quando precisa de algum a maneira se defender (amor de si).
O homem natura é um homem completamente simples, que só precisa de nessecidades bem básicas, comer, dormir, urinar e defecar e se reproduzir. E com apenas isso ele está feliz!

Matheus P. Falchero 8A

Matheus P. Falchero 8A
Rousseau diz que o homem não tem motivos para ser mal por isso ele não é mal, o homem natural tem amor-de-si que é: o homem se proteje por natureza, e a pieadede natural que é: nenhum homeme gosta de ver outro sofrer; o amor de si é mais forte de que a piedade natural, pois se um vier atacá-lo ele se defenderá e irá agredir o outro.

O Conceito de Homem para Rousseau

Para Rousseau, o ser humano é solitário, porém não é violento. Não há motivos para ele ser violento, ele precisa apenas do básico, ele é acostumado a ter apenas o básico. Por isso, para Rousseau, o homem vem de uma natureza positiva, ele vai se tornar violento a partir do momento em que ele precisa se defender de algo (amor-de-si). Para Rousseau, tudo isso é natural, vem da natureza do ser humano.
Com os tempos, o homem cria novas necessidades, que na realidade, não são. Se fossem realmente necessidades, o ser humano morreria e é a partir deste momento que o homem deixa de ser forte e passa a ser fraco.

Theo Mansur

Lucca oitavo a

Na teoria de Rosseau, diz que o homem natural  tem amor de si e a piedade natural, que é a piedade de outros seres.  Quando a vontade é maior que a força, nós morremos, quando a vontade e a força estão no mesmo nível é o homem natural, e quando a vontade é maior que a força, esssa nessesidades se tornam nessesidades falsas, qu é o estágio de hoje em dia.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Isabella Chimini 8°C

Conceito de Homem para Rousseau

Para Rousseau, quando a força do homem é menor que suas necessidades, ele morre. Quando a força é igual a necessidade, ele terá todas as suas necessidades supridas, então será uma pessoa feliz, e esse é o homem ideal para Rousseau. Mas quando sua força é maior que a sua necessidade, ele desenvolverá a razão, e mesmo com suas necessidades estarem supridas, ele criará novas necessidades, portanto irá tornar-se infeliz.

Força x Necessidade

  Para Rousseu a força =  física ou  ser autosufciente ou seja ter capacidade de solucionar seus problemas sozinho.

   Rousseu vai dizer que se a força do homem for MENOR do que a necessidade, esse homem vai morrer, pois ele vai precisar da força para suprir as sua necessidades básicas como comer, se proteger etc... Podemos utilizar como exemplo um bebê, pois a força dele é menor do que suas necessidades, portanto se um bebê for abandonado e não tiver ninguém para cuidar dele, ele irá morrer pois não term força suficiente para solucionar seus problemas sozinho.
  Já quando a força é IGUAL  à  necessidade Rousseu vai dizer que este é um homem feliz , e que este é o homem natural pois suas forças se igualam com as suas necessidades portanto ele vai viver do básico e ser feliz com aquilo.
   Mas, quando a força é MAIOR do que as necessidades Rousseu diz que ao invés de aquele homem ser feliz ele irá se tornar uma pessoa infeliz, pois sua força sendo maior do que as suas necessidades, após ele já ter suprido as suas necessidades básicas ele vai criando outras coisa que ele julgará que são necessárias e nem sempre ele será capaz de alcançá-las. Isso acontece quando o homem consegue dominar o fogo  e é ai que ele desenvolve a razão quando isso acontece, o homem vai começar a questionar a tudo e a todos e assim vai criando como já foi dito novas necessidades e assim as necessidades vão se tornando maiores do que a força mas na verdade ele vai pensar que são necessidades mas não são, pois se realmente fosse ele morreria. Um exemplo mais simples disto , é quando uma pessoa nos dias de hoje vai ao shopping e quando vai embora sai triste porque não conseguiu comprar por exemplo uma roupa nova, pois aquela pessoa vai achar que era necessário ter uma roupa nova quando na realidade não era, ou seja a "necessidade" é maior do que a sua força, mas ela não morre pois não era realmente uma necessidade.

terça-feira, 17 de abril de 2012

THALES TADEU 8A - Homem para Rousseau

Trabalho - entregar um trabalho de valor 2 pontos no dia 25/4/2012 (esta no final da apostila pág.24) falando sobre sobre a natureza humana sobre Hobbes ou Russeau.

Homem para Rosseau:
O homem para Rousseu é bom mas se torna corrompido pela sociedade.
O homem natural tem:
- amor de si = auto protesão, amor próprio
- Piedade natural = não consegue ver outro sofrendo pois, ele se acha como parte de um todo e não quer que outra parte do todo se sentindo mal.
- ''bondade''/ satisfeito = ele se sente bem com orquestra ele necessita para sua sobrevivência.
As pessoas se juntam para ter comida e isso começa a tornar uma sociedade e começa a um querer ser melhor que o outro.apartir disso tem o amor próprio = preferencia exagerada de si mesmo, o egoísmo.
Os países e cidades começado quando uma pessoa pegou e falou que um determinado pedaço de terra era dele e todos os outros foram pegando um pedasso de terra para ser dele

segunda-feira, 16 de abril de 2012

JULIA_BAUCO

De acordo com Hobbes:
O Homem é violênto, egoísta... Por natureza, ele é "normal" por cultura. O contrato não nos deixa bom, só nos faz abrir mão de certas coisas, nós somos iguais perante o contrato. Desta forma podemos viver em sociedade

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Henrique Herrera 8C

CORREÇÃO DA PROVA

1- O homem para Hobbes é mau, podendo matar a sua própria espécie em natureza, mas por cultura ele deixa de matar.


2- Hobbes compreende essa socialidade como cultura, ele diz que o homem só é social pois tem medo de uma morte violenta, o que leva o homem a estabelecer um "contrato" para não matar e nem ser morto, criando a sociedade a a cultura

3- o homem, por natureza é mal mas tem medo de uma morte violenta, assim estabelecendo um "contrato" com o outro e também cedem um pouco de sua liberdade para conseguir ter liberdade, pois se o homem tivesse a liberdade total eles se matariam entre si, então parte de sua liberdade ela é "tirada" para que os homens consigam viver em sociedade.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Natalia A. Barbato-8º A

ele está na época do iluminismo mas não é considerado um iluminista porque ele critica o racionalidade.
ele diz que Hobbes não errou ele só não voltou o suficiente no tempo para REALMENTE  encontrar o homem natural .
Para ele a sociedade esta estragada. Todos hoje estão estragados.
Rousseau vai fazer uma especulação filosófica para achar o homem natural.
                 -Bondade/Satisfeito
Rousseau  -Amor de si
                - Piedade natural 
Ele fala que o homem natural não gosta ver o outro sofrendo(ou seja ele é vegetariano).
O homem natural não tem motivo para ser mal e egoísta com ninguém.
O homem natural vai atras de uma fêmea, não pelo gostar, mas sim pelo físico, uma necessidade.

Natalia A. Barbato 

o conceito de homem para Rousseau - Luiz Guilherme - 8°A

O homen natural é bom, ele tem uma bondagem natural, ele não se satisfaz.Ele faz parte do iluminismo, Rousseau fala tudo ao contrario de hobbes,o homen é intrigado a natureza e mostrar que a natureza é maior que ele.



feito por: Luiz Guilherme

Rosseau

Na aula nós começamos a estudar o Russeau, para ele o homem é bom, tem piedade natural e ele justifica a teoria do Thomas Hobbes '' O homem é o lobo do homem '' como a PIEDADE DE SI.
Piedade de si: o homem só vai causar sofrimento ao outro se ele precisar suprir suas necessidades.
A teoria de Rosseau veio depois da de Thomas Hobbes, porém ele diz que Thomas Hobbes não estava errado, apenas começou a voltar na linha do tempo e parou ''no meio'' dela , então ele apenas voltou a linha do tempo inteira.

A correção da prova parcial = Natália santoro 8 ano

Na aula nos fizemos a correção da prova parcial.
1)O ser humano é violento,não é social  e é mal por natureza.
2)Pela nescessidade cultural,por intereeses ele acaba sendo.
3)È que o homem não vai ser totalmente livre,ele vai ter que fazer o contrato social.

Luisa Cavassani-8A

O CONCEITO DE HOMEM PARA ROUSSEAU:


Ele faz parte do ilumismo, mas ele nao se considera um iluminista.
O Rousseau vai falar tudo ao contrário do Hobbes.
Ele fala que a sociedade está estragada, então ele vai voltar mais do que o Hobbes na linha do tempo para encontrar o homem natural.Ele fala que a natureza é maior que ele.a natureza prove todas as necessidades do homem.O homem é integrado a natureza e mostrar que a natureza é maior que ele.
Você se defender, é uma coisa natural, quando alguém bate em você, você pisca, mas isso nao é egoísmo, é para se defender, e isso é natural.Rousseau nao quer ver gente sofrendo.Quando você vê uma pessoa chorando , você se comove com a pessoa. Entao isso vai se chamar Piedade Natural, com isso, o homem é "vegetal", porque nao tem motivo de ser mal com a natureza e com o ser humano.O ser tem uma inclinaçao para procurar procurar outra pessoa.Ele só vai machucar alguém, se ele for se proteger.


"BONDADE"/ SATISFEITO
AMOR DE SI
PIEDADE NATURAL


Feito por:Luisa Cavassani-8A

Rousseau- Victor Peixoto 8*B - Aula do dia 05/04

 Para Rousseau, o homem não é mau por natureza, ele nasce bom, mas é corrompido pela sociedade ( isso é a natureza positiva) . O ser humano para ele, possui a piedade natural, que é a ideia do homem não gostar de ver o outro sofrer, mas quando se sentir ameaçado, ele poderá fazer o mal ao outro.
 O homem para ele também possui o ``Amor-de-si`` que é o instinto de autopreservação, que é quando ele pode causar sofrimento ao outro quando se sente ameaçado ( Ex.: piscar). E o ser também tem o ``Amor próprio`` que é a preferência exagerada de si mesmo, que seria a vaidade das pessoas.

THALES GALERA SILVA 8ºC

J.J. Rousseau

Para Rousseau o homem é bom por natureza, ele nasce bom e livre, mas quando entra em contato com a sociedade ele se corrompe e vira mau.
O homem natural para Rousseau é o homem ""macaco"" aquele homem que é muito parecido com os animais, ele é bom e só conhece o amor-de-si, e a auto preservação, são instintos naturais igual aos animais.
O homem para J.J. Rousseau é forte demasiadamente, quando se contenta com o que tem, mas quando acredita que está acima da humandade ele é fraco.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Correção da prova parcial - Matheus Denoni 8˚B

1)R: Para Hobbes, o homem não é sociável por natureza, ele é mau e só se torna sociável por cultura e necessidade.


2)R: O homem se torna sociável por cultura e necessidade, para não ter uma atitude violenta por medo da morte, por isso é estabelecido um contrato, para beneficiar os dois lados.


3)R: O homem abre mão de sua liberdade e a entrega na mão do estado para que haja um contrato no qual quem faz parte dele deve segui-lo e assim todos podem viver em tranquilidade. Não utilizando a violência.

domingo, 8 de abril de 2012

Luiza Guzzoni 8ºC

J.J Rosseau diz que a teoria de Hobbes não está totalmente errada. Ele diz que Hobbes tinha que "voltar mais no tempo" para ver os humanos em sua forma natural, a época que ele analisou, os humanos já eram corrompidos.
Para Rosseau  o homem natural ele se contenta com o básico, se ele tiver fome pega frutos, se tiver sede bebe do rio...
O homem do Rousseau não vai causar o sofrimento do outro, à não ser pelo instinto de autopreservação (amor de si).
O homem é bom por natureza, diferentemente da ideia de Hobbes.
O homem natural de Rosseau tem 2 coisas:
1- Piedade Natural ( aversão ao sofrimento alheio)
2- Amor de si (instinto de autopreservação)

Rousseau - Rafaella Meloni 8B

Para Rousseau, o ser humano nasce bom, é a sociedade que faz ele ser mal.
O ser humano tem a Piedade Natural: (aversao ao sofrimento alheio). Entao ele só vai causar sofrimento no outro, quando ele se sentir ameaçado.
Todo o ser, tem Amor - de - si : (autopreservaçao, exemplo: piscar), mas tambem tem o Amor Próprio : ( uma preferencia exagerada de si mesmo, exemplo: vaidade).

sábado, 7 de abril de 2012

Rafaela Marcandali Torresan

Correção da prova parcial .

1) Descreva o homem em estado de natureza para Thomas Hobbes.
O homem por estado natural é mal por natureza , egoista , egocentrico e ele é o lobo do próprio homem
2) Como Hobbes compreende a sociabilidade do homem?
O homem se torna social pela cultura ,pois ele tem medo da morte violenta .
3) "O homem da sociedade do contrato abre mão de sua liberdade para ser livre". Qual a implicação da natureza do homem para sua liberdade em sociedade?
Sem o contrato social não daria para viver na sociedade . O homem coloca sua liberdade na mão do estado para viver livre e com segurança

Roberta Calamari Linares-8ºC

O conceito de homem para Rousseau

A teoria de Jean Jacques Rousseau (J.J. Rousseau), ao contrário da de Hobbes, diz que o homem é bom por natureza, como o Tarzan, que recebeu a Jane com medo, mas sem a intenção de atacar.
Hobbes: o homem é mau por natureza: o homem é o lobo do próprio homem.
Russeau: o homem é bom por natureza: o homem só mataria para suprir suas necessidades.
Todas as pessoas tem o amor de si, que é como uma reação automática do ser humano, por isso o homem só mataria para suprir suas necessidades.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Correção da Prova Parcial - Irineu Cavassani Netto

1) Descreva o homem em estado de natureza para Thomas Hobbes.
R: Para Hobbes o homem não é social por natureza, e sim por "cultura". A frase "o homem é o lobo do próprio homem" nos mostra a ideia de que, por natureza, nós nos destruiríamos.
2) Como Hobbes compreende a sociabilidade do homem?
R: Para Hobbes o homem não é social por natureza e sim por cultura. O medo da morte violenta faz com que abdiquemos de parte de nossa liberdade em troca de vivermos em segurança e de forma livre.
3) "O homem da sociedade do contrato abre mão de sua liberdade para ser livre". Qual a implicação da natureza do homem para sua liberdade em sociedade?
R: A vida social se torna possível pelo contrato. O homem coloca o poder de decisão e coerção nas mãos do Estado para garantir sua liberdade e sua segurança.