segunda-feira, 31 de outubro de 2011

moral e ética-rogério 8ºb

ética: parte da filosofia que investiga as questoes relacionadas ao bem, a justiça e ao dever.
Moral: sao leis, os costumes e habitos de um certo grupo de pessoas, em um determinado tempo histórico que reflete a história de bem
rogério 8ºb

ética e moral

Ética é uma parte da filosofia que estuda as questões relacionadas ao Bem e a justiça. Só é possível haver ética, a partir do convívio com o outro, mas não somente o outro, o outro como ser humano, o outro com igual. Diferentemente disso, a moral é um conjunto de leis, costumes e hábitos de uma certa comunidade, e ainda que distorcida, reflete a ideia de certo e errado (de acordo com a sociedade).
A moral varia de acordo com época, e de comunidade pra comunidade, mas a ética não. Assim é possível chegar a clara conclusão que, um ato possa nos parecer certo, "comum" (assim o tornando moral) mas é preciso analisa-lo e perguntar se ele é JUSTO, para assim poder dizer se ele é ético ou não.

Moral e Ética

A moral, são as leis, os costumes, os habitos, ou seja a cultura de um certo grupo de pessoas, em um determinado tempo histórico que reflete a ideia de Bem, mesmo que distorcida, daquele povo.
* O que é certo? se define atravéz de leis que são criadas  a partir de costumes e habitos que podem ser chamados de cultura, mas a cultuna na verdade é tudo que o homem cria.
A ética é uma parte da filosofia que investiga as questões relacionadas com o Bem, a Justiça e o Dever de diferenciar o certo do errado, só podemos ter ética a partir da convivência em sociedade (não existe somente o ''eu'', existe o outro).
O conceito de Bem muda de acordo com o tempo, exemplo, na idade média, o bem está ligado a religião, hoje o conceito do bem está ligado ao capital (convivência :convenção: a ideia do Bem.
* O capitalismo não é ético mas é moral.
Clara Moraes Rodrigues 8B

ÉTICA E MORAL

  • Enquanto a moral atinge os costumes, a ética abrange os valores.
  • Os hábitos das pessoas solidificam a moral.
  • Os hábitos que se mantém mostram que a moral e a ética andam juntas. Mesmo quando os valores de um grupo social se alteram, alguns hábitos continuam, pois estão consolidados. Novos valores fazem com que a sociedade tenha que se readaptar.
  • Se já são sólidos, a sociedade não reflete mais sobre eles. Podemos corromper a moral, mas a ética nos obriga a refletir de forma mais crítica.
  • Novas morais devem ser apresentadas ás crianças para que uma nova geração se forme.

domingo, 30 de outubro de 2011

Fernando Gatti Richart (8A) - Modernidade e Eurocentrismo (discussão)

Quando falamos de Modernidade, em nossas aulas, precisamods tomar cuidado, pois não é a Modernidade com o significado que costumamos ouvir (hoje em dia), mas sim, por volta, da época das Grandes Navegações, da Revolução Francesa e quando o Brasil foi descoberto (1500).
Foi por volta dessa época que surge o Eurocentrismo. Essa é uma ideologia em que a Europa é o centro de tudo, tanto comercialmente, quanto passando a impressão de ser um lugar bom, luxuoso, e que as pessoas de lá e seus descendentes são mais humanas que as outras. Mas isso só acontece, a partir da época da Modernidade, pois antes da descoberta do continente americano, o principal centro de relações internacionais era a Índia, na Ásia, que era onde Colombo e sua esquadra estavam tentando chegar, quando, acidentalmente, chegou à uma trerra desconhecida, que eles chamaram de América.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Processo de coisificação e greves

Nos reunimos na sala de aula, de filosofia, para escrever o texto das matérias que já estudamos, para a mostra cultural. O assunto é:


Processo de coisificacao e greves 


O processo de coisificação é tornar uma pessoa coisa. Ele foi criado para formar o capitalismo possível, pois para haver exploração. Não se pode tratar o outro como igual e sim como coisa. Essa é a relação entre o burguês e o Proletariado. Quando o proletariado percebe a exploração, ele faz greve. A greve é a parada da produção. A primeira consciência e a econimia, nas particulas, ''estou ganhando pouco''. A segunda  tambem econômica, mas da categoria profissional, ''todos os bancários ganham pouco''. As duas já aconteceram, menos a terceira, que é a política, ''todos os proletariados ganham pouco''. Quando o terceiro acontecer em escala mundial, todos poderam virar socialista e depois comunistas!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

etica e moral

  • etica -é uma reflexào sobre o bem,a justica e a moral(dever)
  • moral- é um costume,habito,leis,em um determinado tempo e a cultura(depende do pais)
Nós nao podemos disser que o que é etico e moral no nosso país,é etico na Africa,por exemplo:
  • se uma mulher trair na Arabia,ela é apedrejada,ja no nosso pais isso nao acontece,eles so pedem divorcio,ou as vezes,acontece algo pior.
- isso se torna moral por causa da cultura do pais,mas se tirarmos a moral,percebemos que é antietico,pois nao estao fazendo o bem nem a justica.
  • se nos vermos um mendigo na rua e nao ajudarmos:
-é etico porque ja se tornou comun na nossa sociedade nao ajudar os mendigos mas ao mesmo tempo é imoral pois nao estamos fazendo o bem,nem a justica.Mas por outro lado pode se tornar etico porque a moral é o dever e isso entra em etica

A etica e a moral nao funciona no capitalismo,pois nem todos tem o mesmo direito.


  • portado por Luiza Dalcin Osato 8A

Moral e Ética

A MORAL É UM COTUME OU LEI  ACEITO POR UM POVO QUE PODE VARIAR DEPENDENDO DO POVO OU EPOCA
A ÉTICA É O QUE É BOM OU JUSTO E REFLETE SOBRE A MORAL.
SOBRE SE OS NOSSOS COSTUMES SÃO BONS OU RUINS
ÉTICA NÃO MUDA

Luciana Alfeld 8°B

Juan Gabriel 8ºA

Ética e Moral

Moral tem que ser aceito pela a humanidade. Xingar alguêm e imoral porque não é acieto socialmentee é também o dever, costume, hábito, cultura ou leis determinadas.
Exemplo: você não critíca a comida das pessoas, porque sabe que vai magoar mas é imoral mentir porque te ensinaram a dizer sempre a verdade.
A Moral pode ser corronpida, porque está ligada ao costume.
A Moral é repasada na sociedade pelas leis, comunicação e educação.

Ética é a reflexão do BEM e da JUSTIÇA.
Exemplo: você ajudar uma pessoa a atravessar a rua é Ético, porque você está fazendo o BEM ao próximo você avisar que ela perdeu a carteira é JUSTO, porque você quem é o dono e está devolvendo a carteira para ele.
A Ética não pode se corromper, porque precisa de uma reflexão crítica do que fazemos.
A Ética vai ser a reflexão sobre os costumes da Moral.

domingo, 9 de outubro de 2011

Ética e Moral.

A moral é relacionada aos bens e costumes. O que a sociedade vai achar dessa ação ? .
A ética é relacionada aos bens,a justiça e ao dever.

MORAL+ÉTICA= DOAR ALGO
IMORAL+ÉTICA=ROUBAR ALGUÉM RICO PARA DAR PARA O POBRE
MORAL+ANTIÉTICO=EXPLORAR O PROLETARIADO
IMORAL+ANTIÉTICO= MATAR ALGUÉM

Gabriella C. Venticinque 8B

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Revisão para a Avaliação Parcial (Leonardo Antiqueira - 8º A)

Ética e Moral

Diferenciar as duas:
-Ética = bem e justiça que nunca mudam independente da época ou do povo.

-Moral = costumes, hábitos, tradições ou leis de uma certa época ou de um certo povo que mudam com o passar do tempo.

Existem quatro situações envolvendo Ética e Moral:
-Situação Ética e moral
-Situação Antiética e moral
-Situação Ética e imoral
-Situação Antiética e imoral

A ética consiste em sempre favorecer alguém desfavorecido e a moral faz parte da tradiçõese costumes, portanto mesmo sendo moral para um certo povo, pode prejudicar pessoas, sendo assim antiético.