segunda-feira, 29 de agosto de 2011

IDEOLOGIA

Ideologia: um mascaramento da realidade social que permite a exploração e da dominação. Por intermédio dela tomamos o falso por verdadeiro, o injusto por justo

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

marx

rogério
cidade ideal
cidade= capitalismo
ideologia/falsa idea:o capitalismo é o regime da exploração e da desigualdade
socialismo-como se todos(igualdade)fossem crianças(inocência)

marx

cidade ideal = capitalismo
ideologia/falsa idea:o capitalismo é o regime da liberdade da oportunidade capitalismo é o regime da exploração e da desigualdade
socialismo como se todos(igualdade entre todos) fossem crianças(igenuidade inocencia)

terça-feira, 16 de agosto de 2011

O que é capitalismo

Capitalismo é um sistema sócio-econômico que tem como um dos principais objetivos acumular capital e que praticamente todos os países de hoje em dia o utilizam, existem alguns socialistas e outros sistemas mas são poucos, esse sistema foi estudado por Karl Marx e outros filósofos , mas em nossas aulas nos aprofundamos mais em estudar o trabalho na é poca da revolução industrial que será tema da nossa prova trimestral.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Análise da música "Um Dia De Cão"

Por Gustavo Drullis, 8°A.


Neste texto eu irei falar sobre alguns conceitos Marxistas aprendidos em sala de aula, em meio à análise da música "Um Dia De Cão", feita por Chico Buarque.


O papel do cão na música é do proletariado sem consciência de classe, ou seja, ele não sabe que está sendo explorado, não percebe a sua real condição. O cão está alienado ao dono, que é o burguês. Ele é leal ao dono, achando que depende do burguês, mas na verdade é o contrário, o burguês depende do proletariado. No texto é possível achar frases que comprovem isso:


-"Sempre estou às ordens, sim, senhor"
-"Lealdade eterna, não fazer baderna"
-"Sempre na guarda do seu portão"
-"E cada vez mais mordomo"


Na música também é apresentada a ideia da ideologia. A ideologia é o mascaramento da realidade, permitindo que haja a exploração e a coisificação (tornar da pessoa, uma coisa).
  

domingo, 14 de agosto de 2011

Análise da música "Um dia de cão"

Na música, ele cita que o cachorro é um ser alienado, ou seja, sem consciência de classe.

O trabalhador está separado da sua real condição.

"Sempre às ordens", "lealdade eterna, não fazer baderna". Quando fala que a carcaça ameaça rachar e que coices que dá, quer dizer que o interesse do burguês é um e do trabalhador é outro, ou seja, isto é o conflito de interesses(luta de classes).

Há uma hora na música que fala, "estou sempre na guarda do seu portão", quer dizer que se alguém for mandado embora, há sempre um na espera para trabalhar, isto é o exército de contingente.



GABRIEL MARTIN VERONESI 8°B

Proletário X Burguês

Na música, "O Jumento", que trata de exploração, consciência e luta de classe, o autor diz que o jumento não é "o grande malandro", ou seja, não é esperto, não percebe que está sendo explorado.

No caso, o jumento representa o trabalhador, e seu dono, o burguês. Na música, o autor diz também que o jumento "trabalha de graça", pois o que ele ganha não é compatível com o que ele produz.

Quando o autor diz que ele "não agrada ninguém", é por que o burguês sempre está insatisfeito com o trabalhador. Quando ele fala "nem nome não tem" é porque o trabalhador é tratado como um número, só um entre os outros, não é nada de mais para o burguês, fácil de ser substituído. Ele diz também que o jumento "é manso e não faz pirraça", quer dizer que o trabalhador é pacífico, aceita ser explorado sem fazer pirraça, ou seja, sem fazer greve.

Por fim, o som do jumento fazendo "Hi-Ho", parece ser o trabalhador, dizendo "sim, senhor!" para o que o burguês quer que ele carregue, que são os diferentes tipos de alimentos citados.

conceito marxista

proletariado:trabalhador explorado e assalariado

burgueses: donos dos meios de produção

alienação: separado de sua condição, ou seja, o proletariado pensa que vive as custas do burgues.

consciência de classe:
* consciência da exploração;
* compreensão da sua real produção;

proletariado sem consciência de classe:
*não sabe que esta sendo explorado;

**o burgues depende do proletariado , ou seja, se não fosse os trabalhadores, os burgueses não lucrariam.

alineação

Trabalho alienado:

Alienação, para Marx, tem um sentido negativo (em Hegel, é algo positivo) em que o trabalho, ao invés de realizar o homem, o escraviza; ao invés de humanizá-lo, o desumaniza. O homem troca o verbo SER pelo TER: sua vida passa a medir-se pelo que ele possui, não pelo que ele é.

O filósofo Marx estabeleceu diferentes formas de alienação, como a religião ou o Estado, em que o homem, longe de tornar-se livre, cada vez mais se aprisionaria


JOAO PEDRO 8 ANO A

sábado, 13 de agosto de 2011

a cidade ideal

ideia falsa: as pessoas com mais dinheiro,ou seja,os baroes criam a ideia de que o capitalismo `e o regime da liberdade ,de que todos tem as mesmas oportunidades.
na musica a cidade onde as criancas e os animais vivem è capitalista.Quando eles falam que o jumento è sabio,è porque o jumento tem consciencia de classe.
quando eles que esperam que todos fossem somentes criancas è porque todas as criancas sao iguais,elas sao inocentes,e se todos fossem iguais,a cidade seria socialista onde todos tem os mesmos direitos.
''o capitalismo è o regime da liberdade''  - todas as pessoas sao livres para fazerem o que quiserem,so que se elas seguisem o caminho da liberdade,nao teriam boas condicoes finaceiras.
''da oportunidade''  - as pessoas podem fazer o que quiserem,tem o direito de fazer as masmas coisas,mas umas tem mais chances do que a outra por causa das condicoes financeiras.
por isso no capitalismo as pessoas nao tem as mesmas oportunidades,nem liberdade.

Luiza Dalcin Osato 8A

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Música: Bicharada (compreensão do texto)

Bicharada:Nesta música, o Marx está fazendo uma comparação entre um animal e uma pessoa.
O "cão" é o proletariado(trabalhador assalariado explorado sem saber da sua real condição(sem percepção da sua condição de trabalho).-Alienação.
Barão(burguesia) donos dos trabalhadores, mas o trabalhadores, são quem fazem os meios de produção da empresa,enquanto a burguesia (barão) fica apenas administrando a empresa,o barão, acaba lucrando com a empresa tanto na produção quanto em pagar pouco para os trabalhadores( é uma classe social)
Só que um dia, o trabalhador pode intende a ideia de sue produtivo, e perceber  que está ganhando pouco.
Então ele vai brigar pelo seus direitos( luta de classe)
O barão também-apenas quando o trabalhador tiver a sua percepção de produtivo.
Quando o trabalhador tem a sua percepção de produtivo, ele fara parte da consciência de classe
Burgues e proletariado, tem ideias diferentes-ideologia

Aluno : Jeferson C Ramos                 Ano: 8A  

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Capitalismo-Leonardo de Souza Gimenes Antqueira 8ºA

  O capitalismo é um sistema sócio-econômico em que o principal objetivo das pessoas que vivem nesse sistema é acumular capital.Um dos maiores aspectos no capitalismo são as trocas INJUSTAS entre as pessoas pois senão, não existe lucro.
 
Outro aspecto importante do capitalismo é que sempre a um burguês(dono da empresa) e vários proletariados(trabalhadores assalariados) e o burguês sempre ganha muito mais do que o proletariado que só recebe o suficiente para sobreviver e pagar seus impostos para continuar trabalhando para o burguês.


IDEOLOGIA: Ideia projetada na cabeça dos proletariados de que eles dependem dos burgueses, o que é errado pois, sem trabalhadores, os  burgueses não tem produção e não tem lucro.

 Quando o proletariado não crê nessa ideologia, ele cria CONSCIÊNCIA DE CLASSE e começa a lutar por seus direitos de trabalhador e por condições melhores de vida. Nesse momento começam começam as greves que são divididas em três:

  • As greves de trabalhadores de uma empresa em busca de melhores condições financeiras.
  • Greves de todos os trabalhadores de um mesma área (metalúrgicos por exemplo).
  • Greve de todos os proletariados DO MUNDO(Isso nunca aconteceu)




 


a burguesia,ideologia,capitalismo,socialismo,exercito de contingente.

A burguesia não pode explora, porque a idéia falsa e a ideologia é o capitalismo é um pouco da liberdade e da oportunidade, contingente com a natureza do homem
Ninguém tem a mesma oportunidade como: um menino ir de helicóptero para escola e o outro ir de bicicleta.
Se o mundo fosse socialista ninguém queria ter muito poder e nem teria gente pobre e nem mendigos
Cidade=capitalismo
Quando a pessoa fala você esta se comportando como uma criança, seria, porque ela é ignorante “boba” e querer mais

"O Jumento"(exploração, consciência, e luta de classes)

Na letra da música "O Jumento", aparece um animal relacionado ao proletariado trabalhador assalariado, explorado e humilhado,  mas um forte carregador de carga, que não percebe sua real condição como produtivo, (consciência de classes). Este chamado jumento,  parecido, comparado e representado com o produtivo empregado, controlado  pelo patrão burguês, donos de meios de produção(barão), que possui o domínio do lucro e depende do proletariado, onde ás vezes pode ocorrer a luta dessas duas classes que convivem juntos e desejam coisas diferentes, o conflito de interesses. 

Gabriela Inamini 8 ano A

O Jumento

O Jumento trabalha com consciência de classe, sabe que ele é explorado e percebe também a sua real condição  produtiva. O proletariado sabe que esta sendo explorado.
Os níveis da consciência de classe são o seguintes:
1 - Dinheiro
2 - Classe especifica
3 - Proletariados
O jumento participa de um luta de classe. Duas classes convivem no mesmo lugar mais que desejam coisas totalmente diferentes, que são os Burgueses e o Proletariados.