terça-feira, 28 de junho de 2011

A pousada do bom barão

Na música "A pousada do bom barão" esses animais conseguem todos os níveis de consciência de classe e assim vão conseguir uma "massa crítica" que é o número suficiente para fazer a revolução.
     Essa revolução não é mesma coisa que luta de classe. A revolução é a tomada do poder político e econômico.
     A inclusão no capitalismo é o fato de ter capital.
     A exclusão é não ter essa capital.

Lívia Leal Michilin        8°A

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Aula do dia 21/06

Na aula de hoje escutamos a música "cidade ideal", parte da peça "os saltimbancos", de Chico Buarque,
Na música percebemos que os animais, exceto pelo jumento (trabalhador com consciência de classe), têm uma idéia errada da cidade, pois a cidade na realidade é o capitalismo (ou seja, há exploração), mas eles estão na ideologia que é uma falsa idéia, neste caso do capitalismo, a idéia que eles têm é que na cidade (capitalismo) há liberdade, oportunidade; enquanto na verdade é o contrário, na cidade há exploração, desigualdade.
Com base nestes fatos sobre o capitalismo, surge a idéia de se criar o Socialismo, que seria o oposto do capitalismo, ou seja, seria a ideologia que é passada no capitalismo, (mas que é falsa)
Isso se percebe na frase "todos fossem somente crianças" onde podemos concluir que todos são a (igualdade entre todos) e crianças é (ingenuidade, inocência)

terça-feira, 21 de junho de 2011

A cidade ideal

Cidade ideal: Cidade-capitalismo. Ideologia/falsa ideia: ocapitalismo é o regime da liberdade e da oportunidade. Capitalismo é o regime da exploração e da desigualdade o socialismo é se todos (igualdade entre todos) fossem somente crianças(igenuidade ou inocência)

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Capitalismo

O capitalismo, desde então foi absorvido na revolução industrial no Brasil e com isso o proletariado é o menos favorecido pelos burgueses(Mais favorecidos) e tratados como cães de rua.
Ex:Você não tem contrato como hoje, você fica no portão da fábrica o dia inteiro para trabalhar, sem compromisso.O lucro de capital só é conquistado se o burguês obtiver lucro, e pagando o proletariado direito ele não teria o lucro desejado.




Caio Lofrano 8B
Obs: Aluno preferido da sora.