segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Queridos alunos e queridas alunas do Oitavo ano C

Nas próximas semanas enquanto falarmos de ética é muito provável que toquemos no assunto da política. Gostaria de lembra-los que em nossas discussões sempre há espaço para o diálogo, mas todos devem ser responsáveis por suas falas e comentários. A intenção da Filosofia é tornar o pensamento mais crítico, mais atento aos discursos e, por tanto, faz parte da postura filosófica não dar ouvidos ao senso comum e às opiniões sem embasamento. Todavia, é impossível sair do senso comum sozinho: nossas discussões tem como objetivo dar instrumento, dar conteúdo para que se possa discutir política com mais propriedade, e não a partir das opiniões do senso comum político. É normal no processo de apropriação de discurso ocorrermos em alguns erros por precipitação ou até mesmo por pré-conceitos. Mas vamos encarar esses erros como uma parte importante da aquisição de uma nova estrutura de pensamento, uma nova forma de enxergar a realidade, e não como um obstáculo entre eu e vocês, ok?
Quando eu digo que a minha opinião não importa, é porque não importa mesmo: opinião não é filosofia. Nem a minha, nem a de ninguém. Mas gostaria de lembrá-los que eu respeito as diferentes posições políticas que vocês podem vir a construir, só que sempre lembrando que nossas aulas não são espaço de discussão de opinião e sim de teoria. Às vezes pode parecer duro e autoritário ouvir que "sua opinião não importa" mas entendam que o problema não é com vocês, e sim com as opiniões, já que a minha também não importa. O importante é que tenhamos subsídios para construir opiniões, e depois possamos construí-las e discuti-las com propriedade.
Vocês são a razão de todas as aulas e de todo conhecimento que está na escola. Vocês são a parte mais fundamental do processo. Sem alunos não existe professora. Peço apenas que compreendam que, por hora, as opiniões devem ser deixadas um pouco de lado para que possamos fazer análises mais críticas e livre de pré-conceitos.
Um grande abraço e até semana que vem! :)
Professora Larissa

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Ética e Moral

 A palavra "ética" vem do grego ethos, que tem duas origens:
  •  Éthos : costumes socialmente esperados (EXTERNA)
  •  Êthos : caráter do indivíduo (INTERNA)
Essas duas palavras são imbricadas, ou seja, se ligam tanto que uma não existiria sem outra.
Quando dizemos que uma pessoa não tem caráter quer dizer que ela não toma atitudes certas ao olhar da sociedade.


Redigido por Isabella Preti Pedroso
Digitado por Luiza Helena V. Honda
8º ano A

domingo, 22 de agosto de 2010

Boas Vindas!!!

Queridos alunos e alunas do Oitavo ano

Este espaço está sendo criando para que possamos nos comunicar melhor e compartilhar nossas anotações sobre as aulas de Filosofia neste ano de 2010.
Há algumas coisas que você deve saber sobre este blog:

1- Ele será escrito exclusivamente por nós, alunos e alunas do oitavo ano e por mim, professora Larissa.
2- Todas as informações aqui contidas serão exclusivamente sobre as aulas. QUALQUER OUTRO TIPO DE CONTEÚDO SERÁ DELETADO.
3-Como compartilharemos a senha, é importante que você seja MUITO RESPONSÁVEL pelo conteúdo que publicar.
4- Todas as vezes que publicar uma postagem, assine seu nome e série ao final do texto. (por exemplo, Fulano de Tal, 6o ano A)
5- Se desejar colocar imagens, é importante que cite a fonte.
6- Este blog comporá a nota do terceiro trimestre, juntamente com o caderno de anotações compartilhadas. Por tanto, CAPRICHE!!!!

Grande abraço a todos os autores e autoras e vamos à Filosofia!!!
Professora Larissa